Combate do Aedes aegypti é destacado no dia nacional de luta
Itabuna se juntou à ação nacional para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. A campanha lançada nesta sexta-feira, Dia Nacional de Combate ao Mosquito pelo Governo federal e teve ações integradas e simultâneas com prefeituras, governos estaduais e a população.
A proposta reuniu ministros de Estado, militares das Forças Armadas, agentes de saúde e de defesa civil para visitar residências, escolas, órgãos públicos, canteiros de obras e outros locais para conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes aegypti visando combater o mosquito que continua fazendo vitimas em todo o país.
Em Itabuna, a busca e eliminação do mosquito vêm sendo reforçada em todos os bairros, desde o último resultado do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Em torno de 23,4%, o índice foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde no mês de novembro.
A coordenadora de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Tatiana Pires, informou que as equipes tem trabalhado intensivamente em campo, realizando tratamento focal, pulverização no entorno das residências e a distribuição de tela para cobertura de depósitos de água.
O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, garantiu a continuidade do combate ao mosquito, destacando que o reforço dos governos estadual e federal e da comunidade se somam ao conjunto de ações que já vêm acontecendo, visando eliminar o mosquito e livrar o município de uma possível epidemia no verão de 2017, como a que ocorreu no inicio deste ano.
A campanha nacional trás apelos do tipo “eliminar os focos do mosquito é a melhor forma de combater o problema”; “a responsabilidade é de todos nós; “cuidados simples e de rotina podem salvar uma vida” e “o governo federal está fazendo sua parte, em parceria com prefeituras e governos estaduais” para serem amplamente divulgados em todo o país, por meio das prefeituras, conforme material divulgado ontem na Bahia, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).